
CNBB critica Congresso Nacional em mensagem de Ano-Novo: Em nota divulgada nesta segunda-feira (29), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou preocupação com as ações dos congressistas, apontando motivo de “entristecimento e preocupação”.
A instituição que reúne os bispos da Igreja Católica destacou o “ano marcado por profundas tensões e retrocessos sociais”, que afetaram a confiança nas instituições e desafiaram a busca por uma sociedade mais justa e fraterna.
A CNBB mencionou a flexibilização da Lei da Ficha Limpa, a aprovação do Marco Temporal e as mudanças na Lei Geral do Licenciamento como exemplos de desrespeito aos povos originários e tradicionais.
Além disso, a carta apontou a “perda de decoro e a falta de responsabilidade” de algumas autoridades, especialmente do Congresso Nacional, destacando questões como o pagamento de juros abusivos, o enfraquecimento da ética e o crescimento da corrupção na vida pública.
Os arcebispos signatários manifestaram preocupação com discursos de ódio, manipulação da verdade, violências e radicalismos ideológicos, defendendo a importância do bem comum e a democracia como “patrimônio do povo brasileiro”.
O que sabemos até agora
- CNBB critica o Congresso Nacional em mensagem de Ano-Novo.
- A carta aponta retrocessos sociais e desafios para uma sociedade mais justa.
- A instituição expressa preocupação com a falta de responsabilidade de algumas autoridades e defende a democracia como patrimônio nacional.
📍 Ver más noticias sobre Política Nacional
