Operação da PF em São Bernardo do Campo resulta em afastamento do prefeito Marcelo Lima (Podemos) e outros envolvidos.
Na manhã desta quinta-feira (14), a Polícia Federal realizou a operação Estafeta, que resultou no afastamento do prefeito Marcelo Lima (Podemos) da prefeitura de São Bernardo do Campo. O esquema descoberto envolve corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e outras atividades ilícitas, com indícios de pagamento de propina em contratos com empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção.
O líder do esquema, Marcelo Lima, e outros investigados, foram alvo de mandados de busca e apreensão, além de medidas de quebra de sigilos bancário e fiscal. As ordens judiciais incluíram afastamento de cargos públicos e monitoramento eletrônico dos investigados nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema.
Os envolvidos poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa. A operação resultou ainda na apreensão de R$ 14 milhões em espécie, sendo R$ 1,6 milhão apreendido nesta quinta-feira. O evento em que os prefeitos do ABC Paulista se reuniriam foi cancelado após a divulgação da operação da Polícia Federal.
O que sabemos até agora
- Operação Estafeta resulta no afastamento do prefeito Marcelo Lima (Podemos) de São Bernardo do Campo.
- Esquema inclui corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
- Indícios de pagamento de propina em contratos com empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção.
- Mandados de busca e apreensão, além de medidas de quebra de sigilos bancário e fiscal, são cumpridos em várias cidades.
- Envolvidos poderão responder por vários crimes, incluindo organização criminosa e corrupção ativa e passiva.
📍 Ver más noticias sobre Notícias Locais