Ministério da Defesa Russo divulga vídeo de drone abatido próximo a residência de Putin
O Ministério da Defesa da Rússia exibiu nesta quarta-feira (31) um vídeo de um drone abatido perto da casa do presidente Vladimir Putin, no noroeste do país, alegadamente lançado pela Ucrânia. Kiev e a União Europeia rejeitaram a acusação.
Moscou fez a denúncia após o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, se reunir com Donald Trump na Flórida. Segundo a Ucrânia, o suposto ataque foi uma tentativa de minar o processo de paz.
No vídeo, o major-general Alexander Romanenkov detalha as características do drone, que teria como alvo a residência de Putin em Dolgie Borodi, próximo ao lago Valdai, na província de Novgorod. Conforme Romanenkov, o drone foi derrubado pelas defesas aéreas russas sem detonar sua carga explosiva.
A União Europeia, por meio da estoniana Kaja Kallas, declarou que não se deve confiar nas afirmações do “país agressor que ataca de forma indiscriminada a infraestrutura e civis ucranianos desde o início da guerra”.
Segundo Moscou, 91 drones estiveram envolvidos no ataque, todos abatidos sem causar vítimas.
A propriedade atacada é um conjunto antigo com três datchas, tradicionais casas de campo russas. Localizado em uma região densamente arborizada, o complexo, que pode receber 320 hóspedes, é uma das áreas favoritas de Putin, natural de São Petersburgo, para passar suas férias de verão.
Putin, embora passe a maior parte do tempo em sua residência principal nos arredores da capital, possui diversos palácios por todo o país. Durante o ataque, ele estava em Moscou, conduzindo uma reunião com seus generais principais, que relataram um panorama positivo sobre os avanços na guerra neste ano.
O que sabemos até agora
- Ministério da Defesa Russo divulgou vídeo de drone abatido perto da residência de Putin
- Ucrânia e União Europeia negaram as acusações de ataque
- Vídeo mostrou detalhes do drone e alegações de Moscou sobre o incidente
📍 Ver más noticias sobre Política Internacional
