O tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios contará com um esforço conjunto dos órgãos de segurança pública do Distrito Federal, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e do Ministério da Defesa. O evento, que será realizado neste domingo (7), terá a presença do Comando Móvel da Polícia Militar do DF, unidades especializadas da Polícia Civil e monitoramento por câmeras e drones. A segurança será reforçada devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe de Estado no STF.
O tema central do desfile será o “Brasil Soberano”, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e outras autoridades. O GSI, responsável pela segurança presidencial, utilizará meios das Forças Armadas e atuará preventivamente acompanhando possíveis cenários de risco. A Esplanada dos Ministérios será interditada a partir das 17h deste sábado (6) e várias restrições foram estabelecidas, como a proibição de itens como armas, objetos cortantes e fogos de artifício, além da liberação de alimentos e bebidas.
O que sabemos até agora
- Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios contará com esforço conjunto dos órgãos de segurança.
- Tema central do desfile será “Brasil Soberano” e terá presença do presidente Lula e autoridades.
- Esplanada dos Ministérios será interditada a partir das 17h de sábado (6), com diversas restrições para o público.
- GSI atuará empregando meios das Forças Armadas e monitorando possíveis cenários de risco, com foco na segurança presidencial.
- O transporte público será gratuito no DF no domingo, dia do desfile, com acesso liberado a partir das 6h e diversas medidas de segurança implementadas.
📍 Ver más noticias sobre Cidades & Regiões