Juventude: Pira se acende na abertura dos Jogos.

Data:

Jogos da Juventude 2025 têm início em Brasília com cerimônia marcante: A cidade de Brasília deu início oficial à edição de 2025 dos Jogos da Juventude, maior evento multiesportivo nacional direcionado a atletas jovens de até 17 anos, com o tradicional revezamento da tocha e a emblemática cerimônia de acendimento da pira, realizados na noite de quarta-feira (10).

A tocha percorreu um trajeto que teve início no topo do Museu Nacional, culminando com a chegada da chama dos Jogos da Juventude à pira da competição, localizada em um dos cenários mais representativos da capital brasileira, entre o Museu Nacional e a Catedral Metropolitana, duas obras-primas projetadas por Oscar Niemeyer.

A atleta responsável por dar início ao revezamento foi a velocista e medalhista olímpica Rosângela Santos, que compartilhou a emoção do momento histórico: “Foi uma ocasião muito especial. Apesar da familiaridade com grandes arenas e competições lotadas, carregar a tocha implica em uma enorme responsabilidade. Nervosismo e ansiedade se fizeram presentes, porém foi muito gratificante compartilhar esse momento com pessoas que sempre admirei. Hoje, minha missão é inspirar as novas gerações e demonstrar que todos nós somos capazes”.

O levantador Bruninho Rezende foi o escolhido para acender a pira, em um momento repleto de significado para o esporte brasileiro: “Acender a pira possui um valor muito especial, sobretudo para aqueles que cresceram assistindo aos Jogos Olímpicos e sonhando com essa oportunidade. Revivi toda minha trajetória e me sinto honrado em, após cinco Olimpíadas, poder ser uma inspiração para esse grupo de jovens. Este instante representa um legado que nós, do esporte, temos a capacidade de deixar para as novas gerações que sonham. Pois se foi possível para mim, também o é para eles”.

O que sabemos até agora

  • A edição de 2025 dos Jogos da Juventude teve início em Brasília com o tradicional revezamento da tocha e o acendimento da pira.
  • A velocista Rosângela Santos iniciou o revezamento da tocha, enquanto o levantador Bruninho Rezende teve a honra de acender a pira dos Jogos.
  • O trajeto da tocha começou no Museu Nacional e terminou entre o Museu Nacional e a Catedral Metropolitana, marcos icônicos projetados por Oscar Niemeyer.

📍 Ver más noticias sobre Esportes

Mariana Raquel Oliveira
Mariana Raquel Oliveira
Redatora focada em histórias humanas e tendências locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

ASSINE

spot_imgspot_img

Popular

Veja mais
Notícias Relacionadas

CNU 2025: Prazo para contestar questões encerra nesta quarta-feira.

Candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) têm até esta...

Perícia: Metanol adicionado em garrafas apreendidas em SP não é natural.

Perícia aponta adição de metanol em bebidas apreendidas pela...

Assad hospitalizado em Moscou após suposto envenenamento.

Ex-ditador sírio Bashar al-Assad é hospitalizado em estado crítico...

Matemática no Brasil: um balanço educacional e econômico.

Lula institui Compromisso Nacional Toda Matemática: Presidente assina decreto...