Controlado pelo Exército, Nepal vive momento de calmaria: Mesmo em meio à turbulência política, o Nepal experimenta um período de relativa tranquilidade devido ao controle militar nas ruas e estradas.
As autoridades buscam garantir a segurança de estrangeiros e turistas em meio às divisões internas, com destaque para medidas excepcionais em Katmandu e outras cidades.
Toques de recolher e autorizações
O Exército controla cidades como Katmandu, impondo restrições de movimentação, incluindo toque de recolher das 19h às 6h. Autoridades pedem a visitantes que evitem viagens por estrada. Trilhas para acampamentos-base de picos renomados estão abertas e permitem permissões de escalada.
Sozinhos no Makalu
Alpinistas russos seguem para o Makalu, sem expedições comerciais. Após tragédia no Dhaulagiri, estão a caminho do Acampamento Base, enquanto montanhista indiano planeja trekking até a região de Dhaulagiri.
Manaslu
Mesmo com a situação instável, equipes como 14 Peaks Expedition já alcançaram o Acampamento Base do Manaslu, celebrando cerimônias de puja. Ainda há incertezas quanto à frequência de voos de helicóptero na região.
O que sabemos até agora
- Nepal vive relativa calmaria devido ao controle militar nas ruas e estradas.
- Toques de recolher em vigor, recomenda-se evitar viagens terrestres em certas regiões.
- Alpinistas russos e indianos prosseguem com expedições em meio às restrições.
📍 Ver más noticias sobre Esportes