Sentindo-se sobrecarregado? Estar próximo de ambientes naturais ajuda a desacelerar
Você já se perguntou por que sua mente parece instantaneamente mais leve ao se deparar com árvores? Ou por que o oceano tem o poder quase automático de te colocar num estado meditativo? Ambientes ao ar livre têm efeitos comprovados sobre o sistema nervoso — e o alívio é rápido.
Pense nisso: florestas nos aterram. Montanhas nos elevam. A água nos abre. As selvas nos despertam. Até mesmo sentar num parque, debaixo de uma árvore, tem efeito restaurador.
5 ambientes ao ar livre que acalmam você
1. Florestas
De acordo com um estudo, o banho de floresta (ou shinrin-yoku, em japonês) pode fortalecer o sistema imunológico e oferecer um verdadeiro “reset” hormonal ao corpo. Após apenas dois dias em uma floresta, os participantes apresentaram um aumento de 50% na atividade das células NK (natural killer), fundamentais na defesa imunológica, além de uma redução significativa nos hormônios do estresse.
“A luz filtrada pelas folhas, o cheiro da terra, o farfalhar das folhas — todos esses elementos ativam o que os psicólogos chamam de ‘fascinação suave’, que prende nossa atenção de maneira gentil, sem nos sobrecarregar”, explica a neurocientista e guia certificada em terapia da natureza e da floresta, Karina Del Punta.
2. Oceanos, lagos e rios
O oceano tem o poder de acalmar até as mentes mais inquietas, convidando você a pensar menos, respirar mais devagar e liberar o que está pesando. “Mente azul” (blue mind) é o termo cunhado pelo falecido biólogo marinho Wallace J. Nichols para descrever o estado semi-meditativo induzido pela presença da água, seja nela ou perto dela.
Del Punta define esse estado como uma “atenção aberta e suave”, marcada por criatividade, liberação emocional e serenidade. “No plano simbólico, a água reflete nosso mundo emocional — está sempre em fluxo, mudando, oferecendo espaço para soltar e se renovar”, diz ela.
3. Montanhas
Ocupando cerca de um quarto do nosso planeta e com picos que alcançam alturas impressionantes, as cadeias de montanhas nunca deixam de nos paralisar e tirar o fôlego — uma resposta conhecida como “reverência” ou “encantamento”. Pesquisas mostram que esse poderoso estado de atenção plena pode atenuar a resposta do corpo ao estresse e mudar a forma como processamos informações.
4. Deserto
Muita gente enxerga o deserto como um ambiente inóspito, seco e sem vida. Mas, segundo Del Punta, a aridez pode ser um bálsamo para mentes agitadas.
“Com seu terreno despido e o silêncio profundo, os desertos reduzem tudo ao essencial, oferecendo um ambiente praticamente livre de distrações”, explica.
5. Floresta tropical
Em contraste direto com o minimalismo do deserto, as florestas tropicais transbordam vida. Esses ambientes biologicamente ricos inundam os sentidos com sons, cores, movimentos e aromas.
“Essa abundância sensorial estimula o cérebro, despertando a curiosidade, a presença e a vitalidade emocional”, afirma Del Punta.
O que sabemos até agora
- A proximidade com ambientes naturais pode reduzir o estresse e promover o bem-estar físico e mental.
- A
📍 Ver más noticias sobre Esportes

