Rio de Janeiro registra alterações em níveis de calor desde julho de 2024
A cidade do Rio de Janeiro teve 31 alterações no nível de calor desde julho de 2024, quando a medição começou a ser feita pela prefeitura, em uma escala que varia do nível 1, considerado normal, ao nível 5.
Após dois dias no nível 2, a capital fluminense passou para o nível 3 na tarde desta quarta-feira (24), com previsão de permanência neste índice para quinta-feira (25) e sexta-feira (26), com temperaturas máximas de 40°C.
O nível 3 é acionado quando a temperatura varia entre 36°C e 40°C por três dias consecutivos.
Impacto na cidade
O nível de calor 3 foi alcançado nove vezes, a maioria neste ano, enquanto o nível 2 foi acionado 20 vezes. O nível 5 ainda não foi registrado.
A previsão para o final de semana, sábado (27) e domingo (28), é de sol, ventos fracos e sem chuva, com termômetros variando entre 20°C e 38°C.
Com as altas temperaturas, parte dos cariocas tem buscado o banho de mar noturno. As praias do Arpoador e de Ipanema têm ficado movimentadas durante a noite, com a Guarda Municipal reforçando a segurança.
Parques nas zonas norte e oeste, com opções de piscina e quedas d’água, também têm sido opção para se refrescar. O parque Piedade, inaugurado em outubro, recebe em média 1.200 visitantes em dias de semana e até 3.500 nos fins de semana.
O que sabemos até agora
- Rio de Janeiro teve 31 alterações nos níveis de calor desde julho de 2024.
- Nível 3 de calor foi acionado nove vezes, principalmente este ano.
- Previsão para o final de semana é de sol e calor, sem chuvas previstas.
📍 Ver más noticias sobre Transporte & Mobilidade

