Ícone do site desaopaulo.com

CNH: Brasil registra 19 milhões de usuários e 1 milhão de novas habilitações.

brasil: CNH: Brasil registra 19 milhões de usuários e 1 milhão de novas habilitações.

Fonte: Pexels

Aplicativo CNH do Brasil ultrapassa 19,4 milhões de usuários em seis dias

O aplicativo CNH do Brasil, lançado há seis dias pelo governo federal, já conta com mais de 19,4 milhões de usuários. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), até o início da noite de segunda-feira, mais de um milhão de pessoas solicitaram a abertura do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio da plataforma.

Com o objetivo de modernizar e reduzir custos no processo de obtenção da carteira de motorista, além de facilitar renovações, o aplicativo tem como expectativa, segundo o governo, uma redução de até 80% nos custos para obtenção do documento, conforme o Ministério dos Transportes.

O curso de formação para condutores é o mais acessado, atraindo até o momento 823,3 mil pessoas, com aulas em diversos formatos como textos, podcasts, vídeos, simulados e banco de questões. Mais de 280 mil concluíram a parte teórica, recebendo seus certificados.

Novas regras para obtenção da CNH

As novas regras eliminam a obrigatoriedade de aulas em autoescolas, disponibilizando gratuitamente todo o conteúdo teórico no aplicativo do governo, sem exigência de carga horária mínima. O candidato pode utilizar veículo particular e optar por aulas com instrutor autônomo credenciado pelo Detran. A carga mínima de aulas práticas foi reduzida de 20 para duas horas, realizadas em autoescola ou com instrutor independente. Além disso, o novo regulamento prevê a gratuidade no segundo exame prático para quem reprovar na primeira tentativa e acaba com o prazo máximo de um ano para a conclusão do processo de habilitação.

A política também permite a renovação automática e gratuita da CNH para motoristas considerados “bons condutores”, que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses e estejam registrados no Registro Nacional Positivo de Condutores.

O que sabemos até agora

📍 Ver más noticias sobre Brasil

Sair da versão mobile