
Entre os dias 21 deste mês e 28 do próximo, a linha 11-coral da CPTM terá velocidade reduzida na região da Penha, zona leste de São Paulo, em preparação para a interdição total do trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
A interrupção completa está programada para ocorrer de 29 de dezembro a 7 de janeiro de 2026, para possibilitar a passagem do tatuzão, a tuneladora das obras de expansão da linha 2-verde do metrô.
A escavação terá início em área com solo arenoso, próxima à via da linha coral, na região da futura estação Penha, demandando medidas de segurança adicionais. Durante esse período, o trecho ferroviário será desativado e o solo monitorado continuamente. O tatuzão seguirá em direção ao poço de ventilação Soares Neiva, antes da futura estação Aricanduva, após ultrapassar a área da linha 11-coral.
As obras integram a expansão da linha 2-verde, inicialmente conectando Vila Prudente à Penha, com oito novas estações em um trecho de aproximadamente 8 quilômetros, incluindo a construção de uma nova estação da linha 11-coral na Penha.
A CPTM informa que a redução de velocidade não impactará significativamente o tempo total de viagem, uma vez que os trens poderão compensar o desempenho em outros trechos da linha.
Durante o período, as integrações gratuitas com a linha 3-vermelha estarão disponíveis nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé ao longo de toda a operação.
No período de interdição total, a operação da linha 11-coral será dividida, com circulação de trens nos trechos entre Estudantes e Corinthians-Itaquera, e entre Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda, sem serviço entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
Os passageiros poderão utilizar a linha 3-vermelha do metrô como alternativa, com integração gratuita nessas estações, podendo retornar à linha 11-coral em qualquer um dos dois pontos, com a estação Brás disponível como opção de integração.
Para os passageiros do trecho leste da linha 11-coral, a linha 12-safira é outra alternativa, com transferências nas estações Calmon Viana, Tatuapé e Brás.
Além disso, nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, e 5, 6 e 7 de janeiro, haverá reforço no atendimento aos passageiros com a operação do Paese, que contará com ônibus gratuitos nos horários de pico, realizando o trajeto entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.
O que sabemos até agora
- Redução de velocidade na linha 11-coral entre 21 a 28 de dezembro.
- Interdição total do trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé de 29 de dezembro a 7 de janeiro de 2026.
- Alternativas de transporte gratuito para os passageiros afetados.
📍 Ver más noticias sobre Transporte & Mobilidade
