Ícone do site desaopaulo.com

Desempenho de negros e pobres melhora em 11 estados no ensino pós-pandemia.

transporte & mobilidade: Desempenho de negros e pobres melhora em 11 estados no ensino pós-pandemia.

Fonte: Pexels

Estudo mostra melhora em desempenho de estudantes negros e pobres em 11 estados brasileiros: Levantamento do instituto Iede analisou resultados do Saeb por raça e grupo socioeconômico, destacando avanços em estados do Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.

São Paulo registra queda no aprendizado de alunos vulneráveis: Maior rede de ensino do país apresenta redução no percentual de estudantes de baixo nível socioeconômico com conhecimento satisfatório em matemática. Resultados também negativos para alunos de alto nível socioeconômico.

Aprendizagem estável em língua portuguesa entre os mais ricos, com queda de um ponto entre os mais pobres e de dois pontos entre pretos, pardos e indígenas (PPI).

Governo de Tarcísio de Freitas reconhece desafios e atua para reduzir desigualdades educacionais: Ações estruturantes incluem priorização curricular em matemática, com aumento da carga horária da disciplina.

Instituto Iede destaca desafio da equidade na educação: Diretor-fundador Ernesto Martins Faria ressalta importância da educação na redução das desigualdades e comenta impactos da pandemia no período analisado (2019 a 2023).

Estados contemplados com dispositivo do Fundeb recebem aumento nos repasses: Mecanismo VAAR beneficia redes com melhora no aprendizado de estudantes vulneráveis, considerando resultados do Saeb.

Só 4 capitais reduziram desigualdade no ensino

66% dos municípios brasileiros habilitados para complementação VAAR em 2023: Quatro capitais, incluindo Macapá, Aracaju, Vitória e Goiânia, diminuem desigualdade racial e socioeconômica na educação.

MEC diz apoiar estados e municípios

Dados refletem cenário de impactos da pandemia na educação, segundo o Ministério da Educação. Formulação de políticas de combate às desigualdades raciais e socioeconômicas deve ser prioridade das redes de ensino.

O que sabemos até agora

📍 Ver más noticias sobre Transporte & Mobilidade

Sair da versão mobile