Lead: Estreia no Bosque do Povo, em São Caetano, o projeto Ginga no Parque, uma vivência de capoeira que une arte marcial, dança e música.
Neste domingo, 17 de agosto, às 10h, terá início no Bosque do Povo o projeto Ginga no Parque, uma experiência aberta de capoeira que integra elementos culturais como arte marcial, dança e música, símbolos da cultura afro-brasileira e da resistência à opressão, promovendo a pluralidade étnica.
Atividades abertas em espaços públicos de São Caetano
O Bosque do Povo, localizado na Estrada das Lágrimas, 320, bairro São José, sediará a primeira edição da iniciativa. Promovida pela Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a atividade é destinada a todas as idades e gratuita.
Mensalmente, serão oferecidas aulas abertas em diferentes locais da cidade aos domingos. Destaque para a prática no feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro, no Parque Linear Kennedy – Rei Pelé, bairro Olímpico.
Calendário de aulas abertas
- 17 de agosto: 10h Bosque do Povo (bairro São José)
- 7 de setembro: 11h Praça dos Imigrantes – chafariz (bairro Olímpico)
- 12 de outubro: 11h Praça da Riqueza (bairro Prosperidade)
- 20 de novembro: 11h Parque Linear Kennedy – Rei Pelé (bairro Olímpico)
- 7 de dezembro: 11h Parque Província de Treviso (bairro Fundação)
O projeto contará com aulas ministradas por Paulo Cesar Ribeiro e Samila Zambetti, capoeiristas da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul. As atividades incluirão aquecimento, alongamento, movimentos básicos, aspectos histórico-culturais, interação musical e rodas de capoeira com os participantes.
Objetivos e reconhecimento
O Ginga no Parque busca promover e valorizar a capoeira como patrimônio cultural imaterial do Brasil, incentivando hábitos saudáveis, convivência comunitária, respeito à diversidade e aos direitos culturais. Registrada como bem cultural pelo IPHAN e reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a Roda de Capoeira é destacada no projeto.
O que sabemos até agora
- Paulo Cesar Ribeiro é contramestre de capoeira e atua como professor desde 2010, também envolvendo-se com o maracatu a partir de 2012. Além de vice-campeonatos em competições estaduais, nacionais e mundiais, é assistente técnico da equipe de São Caetano do Sul nos Jogos Regionais e Abertos do Estado de São Paulo, com formação em Educação Física desde 2023.
- Samila Zambetti dos Santos, primeira mestre feminina de capoeira de São Caetano do Sul, é vice-campeã mundial e pentacampeã brasileira, além de integrar a equipe de Capoeira do município. Formada em Educação Física, atualmente é doutoranda em Educação.
📍 Ver más noticias sobre Eventos & Agenda