Lead: O governo dos Estados Unidos revogou o visto de Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde, e de Alberto Kleiman, ex-funcionário do governo brasileiro.
Médico e gestor público
Mozart Sales é médico formado pela Universidade de Pernambuco, com residência em Clínica Médica, especialização em Medicina Legal e doutorado em Saúde Integral pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Servidor concursado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz desde 1999, também é médico legista do Instituto de Medicina Legal de Pernambuco. Na vida pública, foi vereador do Recife entre 2004 e 2008 e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. No governo federal, ocupou cargos como assessor e chefe de gabinete no Ministério da Saúde e, entre 2012 e 2014, foi secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Nesse período, participou da criação do programa Mais Médicos, lançado no governo Dilma Rousseff.
Acusação dos EUA
O Departamento de Estado americano alega que Mozart e Alberto Kleiman teriam usado a Opas como intermediária para contratar médicos cubanos “sem seguir requisitos constitucionais brasileiros”, driblando sanções dos EUA a Cuba e repassando ao governo cubano valores devidos aos profissionais. O comunicado afirma que o esquema “enriqueceu o regime cubano” e privou a população de cuidados médicos essenciais.
Mais Médicos
Criado em 2013, o programa tinha como objetivo ampliar a presença de médicos em áreas carentes, como periferias e municípios do interior. A participação de Cuba foi encerrada em 2018, durante o governo Jair Bolsonaro, após decisão de Havana. Relançado em 2023, conta atualmente com cerca de 24,7 mil médicos em 4,2 mil municípios.
O que sabemos até agora
- Governo dos EUA revogou visto de Mozart Júlio Tabosa Sales e Alberto Kleiman.
- Mozart Sales é médico, servidor concursado, e participou da criação do programa Mais Médicos.
- Departamento de Estado americano acusa Mozart e Alberto de enriquecer o regime cubano.
- O programa Mais Médicos foi criado em 2013 e conta atualmente com cerca de 24,7 mil médicos em 4,2 mil municípios.
📍 Ver más noticias sobre Política Nacional