Material de estudo de estudante de medicina apresenta questões semelhantes às do Enem
Ao divulgar cadernos de exercícios, o estudante Edcley Teixeira contribuiu para antecipar perguntas da reaplicação do Enem, realizada em dezembro. As questões foram comparadas a materiais digitais disponibilizados por Edcley e posteriormente removidos das redes sociais. A semelhança entre os enunciados das apostilas e da prova oficial se destaca em diversas áreas do conhecimento, exigindo raciocínio lógico similar do candidato.
Uma das questões aborda a compra de televisores, com foco na redução do preço unitário do frete, e apresenta cálculos semelhantes tanto na versão do Enem quanto nas apostilas atribuídas a Edcley. Outro exemplo é uma questão de análise combinatória, na qual a estrutura numérica é idêntica, exigindo o emprego do princípio multiplicativo para calcular combinações possíveis.
Procurado para comentar sobre o caso, o Inep reafirmou posicionamento anterior e afirmou não haver indícios de acesso prévio à prova. O presidente do instituto ressaltou a importância do pré-teste, que envolve mais de 4.000 questões para garantir a comparabilidade entre diferentes edições do exame.
O que sabemos até agora
- Material de estudo de estudante de medicina apresenta questões semelhantes às do Enem, antecipando perguntas da reaplicação.
- Questões envolvem diferentes áreas do conhecimento e exigem raciocínio lógico similar dos candidatos.
- O Inep reiterou a lisura do processo e a realização de pré-testes para garantir a qualidade e comparabilidade das questões do Enem.
📍 Ver más noticias sobre Transporte & Mobilidade
