Lançamento do foguete Hanbit-Nano adiado para as 21h30 desta sexta-feira
O lançamento do foguete Hanbit-Nano, programado para ocorrer no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi adiado para as 21h30 desta sexta-feira (19).
Anteriormente previsto para quarta-feira, o evento enfrentou contratempos técnicos que exigiram a substituição de componentes do sistema de refrigeração do oxidante do combustível.
A transmissão ao vivo, promovida pela empresa sul-coreana Innospace, terá início às 20h30 e marcará o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a janela de lançamento se estende até o dia 22 de dezembro, com a possibilidade de novos adiamentos dependendo da avaliação dos sistemas do veículo de lançamento.
O foguete, com 21,8 metros de comprimento e 20 toneladas, transportará satélites para a órbita baixa da Terra, a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus, impulsionado por um sistema de propulsão híbrido, com combustível sólido e líquido.
O que sabemos até agora
- O lançamento do foguete Hanbit-Nano foi adiado para as 21h30 desta sexta-feira (19) devido a problemas técnicos identificados durante a preparação.
- A transmissão ao vivo do evento estará disponível no canal da empresa Innospace a partir das 20h30.
- O veículo espacial transportará oito cargas úteis, incluindo satélites e dispositivos experimentais, para a órbita baixa da Terra.
📍 Ver más noticias sobre Cidades & Regiões
