Ícone do site desaopaulo.com

Lula liga para presidente chinês em busca de apoio contra tarifaço de Trump. Busca cresce entre países do Brics.

Lula liga para presidente chinês em busca de apoio contra tarifaço de Trump. Busca cresce entre países do Brics.

Pixabay

Apoio chinês contra tarifaço de Trump

Na busca de apoio para enfrentar o tarifaço imposto por Donald Trump, o presidente Lula ligou para o presidente da China, Xi Jinping. Os dois presidentes conversaram por cerca de uma hora, na noite desta segunda-feira (11). Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Xi Jinping concordaram sobre o papel do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo. E destacaram disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias.

Parceria estratégica entre Brasil e China

A China é o principal parceiro comercial do Brasil, destino de quase 30% do valor das exportações brasileiras. De janeiro a julho, o Brasil vendeu mais de 57 bilhões de dólares aos chineses. A agência de notícias do governo chinês divulgou uma nota sobre a ligação. Destacou que Xi Jinping disse a Lula que está disposto a trabalhar com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global e apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional.

O que sabemos até agora

Nos últimos dias, os movimentos de Lula estão indo ao encontro de integrantes do Brics. Com telefonemas ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. Nos próximos dias, Lula deve ligar para o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os setores ainda aguardam as medidas prometidas pelo governo de ajuda aos mais afetados pelo “tarifaço”. O governo federal está finalizando um pacote de medidas para auxiliar as empresas brasileiras afetadas pelas novas tarifas. Em entrevista à BandNews, o presidente Lula disse que o pacote inclui uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para as empresas, com foco em pequenos negócios, além de compras governamentais, especialmente de itens perecíveis. Lula afirmou que o governo fez uma análise detalhada para evitar que empresas que não exportam para os Estados Unidos consigam brechas para obter os benefícios. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o pacote de ajuda será anunciado amanhã. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que o impacto das medidas no orçamento será mínimo e que o governo fez uma análise detalhada para evitar que empresas que não exportam para os Estados Unidos consigam brechas para entrar nos benefícios.

📍 Ver más noticias sobre Política Nacional

Sair da versão mobile