Almoço com lideranças partidárias movimenta agenda de Lula: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu para um almoço no Palácio da Alvorada com o presidente da legenda, Marcos Pereira, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB).
Além deles, participaram do encontro o líder do partido na Câmara, deputado Gilberto Abramo (MG), e o ministro filiado à sigla no governo, Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
Diálogo e estratégia eleitoral
O almoço faz parte da estratégia de Lula para estreitar laços com partidos que podem influenciar a corrida eleitoral de 2026. Segundo aliados do petista, os compromissos têm ocorrido com representantes de legendas que ocupam cargos no governo federal.
Lula já se reuniu previamente com a cúpula do PSD, além de membros do MDB e do União Brasil. O Republicanos, partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem sido considerado por caciques do Centrão como uma alternativa a Jair Bolsonaro (PL).
Posicionamento do Republicanos
O governador Tarcísio de Freitas tem evitado se colocar como pré-candidato, aguardando uma decisão de Bolsonaro sobre o futuro de seu capital político. O presidente do Republicanos indicou que a sigla não deve apoiar a candidatura de Lula em 2026, sinalizando preferência por uma candidatura de centro-direita.
O que sabemos até agora
- Lula se reuniu em almoço no Palácio da Alvorada com lideranças partidárias, incluindo o presidente do Republicanos e o presidente da Câmara dos Deputados.
- A agenda faz parte da estratégia do ex-presidente para fortalecer relações com legendas que podem influenciar as eleições de 2026.
- O Republicanos, partido do governador de São Paulo, tem sido apontado como alternativa à candidatura de Jair Bolsonaro, com indicações de apoio a uma candidatura de centro-direita.
📍 Ver más noticias sobre Política Nacional