Magnata da mídia Jimmy Lai é considerado culpado por violar Lei de Segurança Nacional em Hong Kong: Veredito foi anunciado após julgamento de 156 dias; sentença será proferida após audiência de atenuação.
Lai, preso desde 2020, foi considerado culpado por sedição e conluio com forças estrangeiras. Próxima etapa do processo marcada para 12 de janeiro.
Esther Toh, juíza do caso, declarou que Lai demonstrava “ódio e ressentimento” em relação à China. Depoimentos foram considerados inconsistentes.
Fundador do jornal Apple Daily, Lai é a figura mais proeminente julgada sob a Lei de Segurança Nacional em Hong Kong. Após encerrar atividades em 2021, jornal enfrentou ofensiva das autoridades.
No tribunal, Lai acenou para familiares e apoiadores. Após passar mais de 1.800 dias preso, preocupações com sua saúde foram levantadas devido a condições de detenção.
O que sabemos até agora
- Magnata da mídia Jimmy Lai foi considerado culpado por violar a Lei de Segurança Nacional em Hong Kong, podendo enfrentar prisão perpétua.
- Lai é fundador do jornal pró-democracia Apple Daily, que encerrou suas atividades em 2021 após ação das autoridades.
- Problemas de saúde do magnata geraram preocupações devido às condições de detenção e acesso restrito a tratamento médico adequado.
📍 Ver más noticias sobre Política Internacional

