Metrô de Teresina anuncia expansão e incorporação de novos trens para 2026: Rede metroferroviária se prepara para inaugurar nova estação e ampliação, com a utilização de três composições para transporte.
Estado piauiense, com 13,5 km dos 1.137,5 km de malha existentes no país, registra aumento de 51,2% no primeiro semestre de 2025, impulsionado pela implementação da tarifa zero no início do ano.
Modernização e expansão previstas
Plano de modernização da linha 1 do metrô deve ser finalizado em 2026, ao mesmo tempo em que está prevista a inauguração de expansão com a estação Todos os Santos, acrescentando 2,5 km de trilhos e totalizando 16 km. Administração a cargo da CFLP (Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí).
Contrato firmado entre a CFLP e a Marcopolo Rail garante o fornecimento de três trens urbanos Prosper para o próximo ano, modelo também em operação no Chile, totalizando cinco unidades entregues. Com capacidade para até 560 passageiros, os trens contam com embarque em plataforma elevada de 1,10 m.
Piauí em números e projeções
Brasil encerrou 2024 com 1.137,5 km de trilhos, apenas 4,1 km a mais que no ano anterior. Projeto no Piauí prevê a criação de cem estações e 112 km de trilhos nos próximos cinco anos. No cenário nacional, 16 empresas operam 49 linhas de metrôs, trens urbanos, VLTs, monotrilho e APM em 11 estados e no Distrito Federal.
O que sabemos até agora
- Metrô de Teresina planeja inaugurar nova estação e expandir rede metroferroviária no próximo ano, com incorporação de três novos trens.
- Aumento de 51,2% registrado no primeiro semestre de 2025, impulsionado pela gratuidade da tarifa em janeiro.
- Linha 1 do metrô terá modernização concluída em 2026, juntamente com a chegada da expansão com a estação Todos os Santos, ampliando a malha para 16 km.
- Contrato firmado com a Marcopolo Rail garante a chegada de três trens Prosper para o próximo ano, com capacidade para até 560 passageiros cada.
- No Brasil, planos de expansão incluem mais de cem estações e 112 km de trilhos no Piauí nos próximos cinco anos.
📍 Ver más noticias sobre Transporte & Mobilidade