Ícone do site desaopaulo.com

‘O agente secreto’ analisa os próximos passos rumo ao Oscar 2026.

cinema & arte: ‘O agente secreto’ analisa os próximos passos rumo ao Oscar 2026.

Fonte: Pexels

O Brasil escolheu “O Agente Secreto” para competir no Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional: O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho foi o selecionado para representar o país na premiação, após “Ainda Estou Aqui” vencer neste ano. Anunciada pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira (15), a cerimônia do Oscar acontecerá em 15 de março de 2026, e a estreia nacional do filme está prevista para 6 de novembro.

Quais os próximos passos?

Após a escolha nacional, o filme é inscrito junto à Academia organizadora do Oscar, competindo por uma vaga na categoria internacional. A seleção dos indicados acontece em duas rodadas de votação, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Qual a história de ‘O Agente Secreto’?

A trama se passa nos anos 1970 e acompanha um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna ao Recife em meio à ditadura militar para encontrar seu filho caçula, enfrentando sérios riscos.

Por que o filme foi escolhido?

No Festival de Cannes 2025, Wagner Moura venceu como melhor ator e Kleber Mendonça Filho como melhor diretor.

Com quais filmes ele estava concorrendo?

Como o filme foi escolhido?

Cada país inscreve um filme para concorrer na categoria de filme internacional do Oscar, sendo necessário ter mais de 40 minutos de duração, ser produzido fora dos EUA e 50% do áudio original em idioma não inglês. A seleção é feita por comitês especializados, com metade do comitê sendo membros da área cinematográfica.

O que sabemos até agora

📍 Ver más noticias sobre Cinema & Arte

Sair da versão mobile