Cérebro de esquema fraudulento é preso em São Paulo
O auditor fiscal acusado de liderar um esquema de fraudes em créditos tributários que movimentou cerca de R$ 1 bilhão em propinas desde 2021 teve sua prisão decretada. A investigação, denominada Operação Ícaro, revela detalhes do esquema e os desdobramentos das operações em andamento.
Como o esquema funcionava, segundo o MP
Artur, o auditor fiscal em questão, facilitava para empresas varejistas o ressarcimento de créditos de ICMS em troca de propina, agindo como um “assessor tributário criminoso”. A investigação aponta que ele manipulava documentos para garantir o sucesso dos pedidos de ressarcimento em favor das empresas, liberando valores indevidos em troca de vantagens ilícitas.
O que sabemos até agora
O depoimento do auditor e dos outros investigados está marcado para o 8° Distrito Policial de São Paulo. Segundo promotores, há indícios de que o auditor estaria propenso a firmar um acordo de delação premiada diante das robustas evidências coletadas. A Secretaria de Estado da Fazenda instaurou processo administrativo para apurar a conduta do servidor envolvido e colaborará com as autoridades na investigação em curso.
📍 Ver más noticias sobre Notícias Locais