Ícone do site desaopaulo.com

Presos políticos da Venezuela libertados pela ditadura: Veja a lista completa.

política internacional: Presos políticos da Venezuela libertados pela ditadura: Veja a lista completa.

Fonte: Pexels

Presos políticos da Venezuela libertados pela ditadura: Veja a lista completa. Política Internacional

A Venezuela iniciou a libertação de presos políticos do regime chavista nesta quinta-feira (8), cinco dias após os Estados Unidos invadirem o país latino-americano e capturarem o ditador Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.

O comunicado foi feito pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, irmão da líder interina, Delcy Rodríguez. Entre os libertados estão nomes proeminentes, como a ativista Rocío San Miguel, detida em fevereiro de 2024, e Enrique Márquez, ex-candidato presidencial.

Rocío San Miguel

Renomada ativista especializada em questões militares, Rocío, 57 anos, filha de espanhóis e venezuelana, foi detida em fevereiro de 2024 no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, ao tentar deixar o país.

Conhecida por ser uma das primeiras vítimas da perseguição política na Venezuela, ainda durante o governo de Hugo Chávez, Rocío foi acusada de traição à pátria, terrorismo e conspiração, sendo vinculada ao caso “Brazalete Blanco”, suposto plano para assassinar Maduro e outras autoridades venezuelanas.

Enrique Márquez

Candidato à Presidência nas eleições que garantiram um terceiro mandato a Maduro em 2024, Márquez foi preso em janeiro de 2025, após denunciar fraudes no pleito. Opositor moderado, ele solicitou a anulação da sentença que validou a reeleição e foi preso em uma nova onda de repressão no país.

Biagio Pilieri

Junto com Márquez, também foi libertado o ex-deputado e opositor do regime chavista Biagio Pilieri, detido desde agosto de 2024. Pilieri foi preso após um comício da líder opositora María Corina Machado, vencedora do Nobel da Paz de 2025, em Caracas.


Este texto será atualizado à medida em que novos nomes forem confirmados.

O que sabemos até agora

📍 Ver más noticias sobre Política Internacional

Sair da versão mobile