História da escalada em big walls é reescrita na Patagônia: Em 2024, Siebe Vanhee, Sean Villanueva-O’Driscoll, Nicolas Favresse e Drew Smith alcançaram o topo da via Riders on the Storm. A rota de 1.300 metros, localizada na Torre Central do Parque Nacional Torres del Paine, desafiou os alpinistas por 18 dias, com ventos intensos e tempestades de neve, resultando em uma escalada em livre de grande superação.
A via Riders on the Storm, estabelecida em 1991, exigiu seis semanas de ascensão para conquistar os 1.200 metros da Face Leste. A rocha de qualidade impecável ofereceu fendas perfeitas e momentos de escalada em livre, exceto por uma laje de 100 metros vencida com ajuda artificial.
A conquista histórica foi realizada após inúmeras tentativas anteriores de outros alpinistas, enfrentando as condições adversas e imprevisíveis do clima patagônico. A via agora será retratada no Festival Rocky Spirit, que acontece presencialmente nos dias 27 e 28 de setembro no Rio de Janeiro, e online de 3 a 19 de outubro, celebrando a resiliência e determinação dos escaladores.
O que sabemos até agora
- Em 2024, escaladores alcançaram o topo da via Riders on the Storm, na Torre Central do Parque Nacional Torres del Paine.
- Após 18 dias de desafios, incluindo ventos fortes e tempestades de neve, a escalada em livre foi concluída com êxito.
- A história da via, estabelecida em 1991, inclui uma conquista marcada pela busca incansável por condições ideais de escalada.
📍 Ver más noticias sobre Esportes