Histórico: Brasil conquista ouro inédito no Campeonato Mundial de Taekwondo em Wuxi, China
O Brasil obteve sua primeira medalha de ouro masculina na história do Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado em Wuxi, China. O atleta Henrique Marques, do Rio de Janeiro, alcançou o feito inédito nesta segunda-feira (27), ao vencer a final e se consagrar campeão da competição.
O brasileiro, quinto colocado no ranking mundial da categoria até 80 kg, superou na final o chinês Qizhang Xiang, garantindo o título. Henrique Marques, de 21 anos, conquistou a medalha de ouro após derrotar adversários como Kelvin Calderón Martinez (Cuba), Faysal Sawadogo (Burkina Faso), CJ Nickolas (Estados Unidos) e Artem Mytarev, atleta russo competindo de forma neutra devido à suspensão de seu país pela invasão à Ucrânia.
A vitória de Henrique Marques em Wuxi marca a superação do atleta após enfrentar adversidades nos últimos anos. Em 2024, lidou com o falecimento de seu pai, Ari Fernandes, e em 2023, quase abandonou o esporte devido a uma arritmia cardíaca que o levou à cirurgia. O lutador teve seu primeiro contato com o taekwondo em um projeto social no bairro pobre de Porto de Caixas, em Itaboraí (RJ), sua cidade natal. Nas Olimpíadas de Paris, chegou às quartas de final.
Nesta mesma segunda-feira, o Brasil também foi representado no Mundial pelas atletas Júlia Nazário (até 46 kg), de Santa Catarina, e Raiany Fidelis (acima de 73 kg), de Minas Gerais. Ambas venceram seus combates de estreia, porém foram eliminadas na segunda rodada. Júlia superou a uzbeque Madina Shoniyozova, mas não conseguiu vencer Dzejla Makas, da Bósnia e Herzegovina. Já Raiany, que derrotou a catari Noor Nazar Mohammed, foi superada pela espanhola Tania Etcheverria.
O que sabemos até agora
- Brasil conquista medalha de ouro inédita no Campeonato Mundial de Taekwondo em Wuxi, China, com Henrique Marques.
- Marques supera adversidades e se consagra campeão, tornando-se o primeiro homem brasileiro a alcançar esse feito na competição.
- Outras representantes brasileiras no Mundial, Júlia Nazário e Raiany Fidelis, alcançam vitórias em suas estreias, porém não avançam para as fases finais da competição.
📍 Ver más noticias sobre Esportes
