Rio de Janeiro registra temperatura recorde de 40,1ºC no Natal: Capital fluminense tem dia mais quente desde outubro.
Este 25 de dezembro foi marcado por temperaturas elevadas na cidade do Rio de Janeiro, atingindo a máxima de 40,1ºC em Guaratiba, Zona Oeste, segundo dados do sistema Alerta Rio. O calor intenso contrasta com a tradicional associação da época natalina com baixas temperaturas, reforçando a necessidade de manter-se hidratado e usar roupas leves nesta época do ano.
A onda de calor coincide com a chegada do verão, que iniciou no último domingo, fazendo com que a cidade alcance os 40 graus pela segunda vez na semana. O recorde de calor do ano, no entanto, foi registrado em fevereiro, atingindo os 44,0ºC.
Calor intenso é explicado por fenômeno atmosférico
As altas temperaturas observadas durante o Natal no Rio de Janeiro são resultado de um vórtice ciclônico presente nas camadas superiores da atmosfera. Esse fenômeno cria um bloqueio atmosférico, favorecendo a atuação de uma massa de ar quente e seco sobre a região.
Com o sol predominante e sem previsão de chuvas, a cidade permanece em estágio 3 de calor, caracterizado por termômetros entre 36ºC e 40ºC, e a tendência é que essa condição persista por pelo menos três dias consecutivos.
O que sabemos até agora
- Rio de Janeiro registra 40,1ºC no Natal, temperatura mais alta desde outubro.
- Verão inicia com calor intenso na cidade, já alcançando 40 graus pela segunda vez na semana.
- Recorde de calor do ano no Rio foi de 44,0ºC, em fevereiro.
- Onda de calor é explicada por presença de vórtice ciclônico nas camadas superiores da atmosfera.
- Previsão do Alerta Rio indica dias quentes sem chuva, com temperaturas chegando a 40ºC nos próximos dias.
📍 Ver más noticias sobre Brasil

