Governo Trump promete revogar visto de médico brasileiro após comentário polêmico na internet: Em pronunciamento neste sábado (13), a administração de Donald Trump afirmou que tomará medidas contra o neurocirurgião Ricardo Barbosa, que parabenizou publicamente o assassino do ativista Charlie Kirk. A declaração de Barbosa gerou repercussão e está sendo investigada por autoridades brasileiras e americanas.
Reações e medidas adotadas
O vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, anunciou a revogação do visto de Barbosa e ressaltou a gravidade do conteúdo publicado. Landau ordenou a inclusão do neurocirurgião em uma lista de pessoas inelegíveis para entrar no país, além de alertar sobre a postura do profissional perante o juramento de Hipócrates.
Diante do caso, entidades como o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) se manifestaram, prometendo investigar e adotar as medidas cabíveis diante do comportamento de Barbosa. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não se pronunciou sobre o assunto.
O que sabemos até agora
- Trump promete revogar visto de médico brasileiro que elogiou assassino na internet.
- Vice-secretário de Estado dos EUA determina medidas contra Barbosa e questiona ética profissional do neurocirurgião.
- Entidades médicas brasileiras e americanas estão investigando o caso e tomarão providências.
📍 Ver más noticias sobre Política Internacional