Mudanças climáticas desafiam turismo de natureza no Brasil e no mundo: Trilhas alagadas, calor extremo fora de época e eventos climáticos intensos impactam turistas e operadores.
As mudanças climáticas já exigem adaptações no turismo, segundo pesquisadores. O professor Paulo Henrique Assis Feitosa da ECA-USP destaca a importância de considerar o impacto ambiental das escolhas de viagem.
Adaptações e monitoramento
Karen Mattoso, da Ecoar Ecourismo, ressalta a importância do monitoramento das condições climáticas em expedições para evitar riscos e ajustar roteiros conforme variações de temperatura.
Competitividade e comportamento ambiental
Estudo liderado por Feitosa e pesquisadores da UFPE relaciona impactos ambientais à competitividade do turismo brasileiro. O comportamento pró-ambiental de turistas, que buscam destinos sustentáveis, influencia a competitividade dos países.
Impacto ambiental e conservação
Karen destaca a importância de práticas sustentáveis no turismo, colaborando com projetos de conservação e promovendo o desenvolvimento econômico sustentável. O turismo, quando responsável, pode contribuir para a conservação ambiental.
O que sabemos até agora
- Mudanças climáticas afetam diretamente o turismo de natureza
- Comportamento pró-ambiental dos turistas influencia a competitividade dos destinos
- Turismo sustentável pode ser uma ferramenta para a conservação ambiental
📍 Ver más noticias sobre Esportes

