Metrô de São Paulo conclui instalação de vigas metálicas para expansão da Linha 15-Prata: O Metrô de São Paulo concluiu a instalação de duas vigas metálicas para a expansão da Linha 15-Prata até a futura Estação Ipiranga, que fará conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM. As estruturas foram posicionadas de forma suspensa sobre os trilhos da ferrovia em uma operação complexa realizada no fim de semana.
O planejamento da operação buscou minimizar os impactos na circulação dos trens da Linha 10-Turquesa. Cada lançamento das vigas teve duração média de uma hora e meia, incluindo içamento, posicionamento, fixação e retirada dos dispositivos de suspensão.
Detalhes da operação de instalação das vigas
Dimensões e logística
As vigas instaladas possuem 39,42 metros e 38,76 metros de comprimento, com pesos de aproximadamente 120 toneladas e 118 toneladas, respectivamente. Cada uma tem 2 metros de largura e 2,5 metros de altura. Para o serviço, foram utilizados dois guindastes de grande porte e 165 toneladas de contrapeso por equipamento, exigindo o uso de seis carretas para cada conjunto na logística de transporte dos contrapesos.
Expansão da Linha 15-Prata
A expansão da Linha 15-Prata inclui 1,8 quilômetro de novos trilhos no sentido oeste, com conexão direta para a Linha 10-Turquesa, ampliando as opções de deslocamento na zona sudeste da capital. No sentido leste, o projeto contempla as futuras estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, que acrescentarão cerca de 3 quilômetros à extensão do monotrilho.
O que sabemos até agora
- Metrô de São Paulo conclui instalação de vigas metálicas para expansão da Linha 15-Prata até a Estação Ipiranga, que se conectará com a Linha 10-Turquesa da CPTM.
- Operação foi realizada com alta complexidade no último fim de semana, posicionando as vigas sobre os trilhos da ferrovia.
- Expansão da Linha 15-Prata engloba novos trilhos, conexão com a Linha 10-Turquesa e futuras estações Boa Esperança e Jacu Pêssego.
📍 Ver más noticias sobre Transporte & Mobilidade

