Legislativo Entenda: Alckmin sobre pacote de ajuda aos exportadores.

Data:

Lead: Durante visita a uma concessionária de automóveis em Brasília, Geraldo Alckmin foi questionado sobre denúncias envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e se isso poderia atrasar a votação das medidas de ajuda aos exportadores. Ele declarou não ter informações sobre o assunto.

Pacote de ajuda aos exportadores

O pacote de ajuda aos exportadores, anunciado recentemente, inclui medidas como linhas de crédito, prorrogação do prazo de pagamento de tributos e seguro às vendas externas, entre outras.

“Mas entendo que o Legislativo tem um papel importante a cumprir, que é dar resposta rápida. Fui constituinte. Por que criamos a Medida Provisória? Porque no Estado moderno as mudanças são rápidas. Nosso tempo é o tempo da mudança, e da velocidade da mudança. Você precisa agir rápido. Por isso, na Constituinte, estabelecemos o princípio da MP. O governo fez parte da legislação por Medida Provisória e parte por projeto de lei complementar. Tenho certeza que vai ser rapidamente analisada e votada pelo Congresso”, acrescentou Alckmin.

A maior parte das medidas está contida em Medida Provisória, já publicada pelo presidente Lula, e deve ser votada em até 120 dias pelo Congresso Nacional. No entanto, mesmo com a MP em vigor, algumas ações ainda aguardam regulamentação pelo Executivo para entrarem em vigor.

Uma dessas medidas foi encaminhada por meio de projeto de lei, necessitando aprovação do Congresso para sua efetivação. Trata-se do crédito tributário que as empresas poderão abater em impostos sobre vendas ao exterior, com impacto estimado em R$ 5 bilhões até o final de 2026, fora das metas fiscais.

O que sabemos até agora

  • Geraldo Alckmin foi questionado sobre denúncias envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, durante visita a uma concessionária de automóveis em Brasília e afirmou não ter informações sobre o assunto.
  • O pacote de ajuda aos exportadores inclui linhas de crédito, prorrogação do prazo de pagamento de tributos, seguro às vendas externas, entre outras medidas.
  • A maior parte das medidas está em Medida Provisória, já publicada pelo presidente Lula, e precisa ser votada em até 120 dias pelo Congresso Nacional.
  • Algumas ações aguardam regulamentação do Executivo para entrar em vigor, enquanto outra medida precisa ser aprovada pelo Congresso para vigorar, referente ao crédito tributário sobre vendas externas, estimado em R$ 5 bilhões até o final de 2026, fora das metas fiscais.

📍 Ver más noticias sobre Política Nacional

Fernanda Souza
Fernanda Souza
Repórter especializada em política urbana e cotidiano paulistano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

ASSINE

spot_imgspot_img

Popular

Veja mais
Notícias Relacionadas

Simplicidade Voluntária: a chave do bem-estar em destaque na atualidade.

Movimento da simplicidade voluntária conquista adeptos: Contrapondo a ideia...

Hytalo Santos: Transferência de SP para a Paraíba é Decidida por Juiz.

Hytalo e marido transferidos de Carapicuíba para presídio em...

Barroso rebate críticas sobre ‘ditadura do Judiciário’ no STF.

Barroso nega aposentadoria antecipada durante visita em MT: O...

Prioridades de Lula: Relações com países sul-americanos, disse a Noboa.

Lula defende ampliação do comércio com Equador em encontro...