Preocupação com mudanças climáticas cresce no Brasil: População brasileira passa de 18% para 33% em relação ao tema, segundo Pesquisa Global de Consciência do Consumidor 2025. Argentina, Colômbia e Chile registram queda de quatro pontos percentuais cada um. México (42%) e Brasil (33%) lideram ranking. Bolívia fica em último lugar, com 17% de preocupação.
Contexto da Pesquisa
Números divulgados nesta terça-feira (28) apontam diminuição de preocupação pública com crise climática em países da região. Pesquisa entrevistou 40 mil pessoas em 50 países, com amostra de 800 a 1.200 participantes por nação. Edição de 2022 consultou 26,8 mil consumidores em 33 países.
Elson Fernandes de Lima, diretor-executivo do FSC Brasil, destaca atenção crescente dos brasileiros às mudanças climáticas. Fenômenos climáticos extremos desde 2022, como incêndios na Amazônia, enchentes no Rio Grande do Sul e queimadas no Pantanal, influenciaram percepção da população.
Preocupações Globais
No ranking global, mudança climática é a terceira preocupação mais citada, por 31% dos consumidores. Problemas de saúde são mencionados por 45% e guerras, conflitos e terrorismo por 52% dos entrevistados. Tensões geopolíticas recentes, como a guerra no Oriente Médio e na Ucrânia, impactam a lista.
O que sabemos até agora
- Preocupação com mudanças climáticas cresce de 18% para 33% no Brasil.
- Argentina, Colômbia e Chile registram queda de quatro pontos percentuais cada.
- México (42%) e Brasil (33%) lideram ranking.
- Bolívia apresenta menor índice de preocupação, com 17%.
- Números refletem eventos extremos e conscientização crescente da população.
📍 Ver más noticias sobre Transporte & Mobilidade
