Estreia no próximo domingo (7) o Brasil Esporte, novo programa semanal da TV Brasil voltado para apaixonados por esportes e por um estilo de vida saudável. A atração jornalística promete ser uma revista eletrônica descontraída, com reportagens, entrevistas, debates sobre futebol e segmentos especiais sobre treinamento, nutrição e saúde. Destaques incluem cobertura do esporte paralímpico ao longo do ano e dos esportes eletrônicos. O Brasil Esporte vai ao ar às 20h30, com duração de uma hora.
“O programa vai destacar atletas e competições de alto rendimento, além de incentivar a prática de atividades físicas e esportivas. Movimentar o corpo é viver mais. Nossa missão é apoiar os atletas e promover a cultura do exercício físico”, salientou Paulo Roberto Garritano, gerente de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O Brasil Esporte trará dicas para incorporar atividades físicas na rotina diária e entrevistas com atletas, técnicos e outros profissionais do meio esportivo. “Costumamos focar nos resultados dos atletas, mas esquecemos dos médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos, psicólogos, jornalistas, historiadores, que também têm influência direta no esporte. O esporte não se resume apenas ao atleta de alto nível, é também um caminho para educação e formação de profissionais. O programa pretende discutir o esporte em toda sua grandiosidade aos domingos”, adiantou Maurício Costa, que dividirá a apresentação com Marília Arrigoni.
Edição de estreia no domingo (7)
O primeiro episódio do Brasil Esporte contará com três segmentos especiais: “Que treta é essa”, um debate descontraído sobre os principais assuntos da semana; “Bola Laranja”, com informações sobre o basquete nacional e internacional pelo repórter Igor Santos; e “Eficientes”, que mostrará o cotidiano do esporte paralímpico no Brasil com o jornalista Lincoln Chaves.
O programa abordará o preocupante aumento da obesidade entre crianças de cinco a nove anos no Brasil, com 14,2% das crianças com excesso de peso ou obesidade, quase três em cada dez, quase triplicando a média global de 5,6%. Já entre os adolescentes, 33% estão acima do peso, um terço dos adolescentes brasileiros, enquanto a média mundial é de 18,2%. Os dados são do levantamento de 2023 do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde.
A crescente taxa de sobrepeso preocupa profissionais de saúde, já que a obesidade infantil está associada a riscos como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer e outras enfermidades crônicas na vida adulta. A OMS projeta para 2035 um total de 75 milhões de crianças com obesidade em todo o mundo.
O tema será debatido ao vivo no Brasil Esporte com a endocrinologista Ana Carolina Nader, especialista em obesidade infantil, e o mestre em artes marciais Felipe Tropeço.
O que sabemos até agora
- Estreia do Brasil Esporte na TV Brasil será no domingo, às 20h30, com duração de uma hora.
- Programa semanal voltado para esportes e estilo de vida saudável, com foco em reportagens, entrevistas e debates.
- Edição de estreia abordará o aumento da obesidade infantil no Brasil e terá segmentos especiais sobre esporte paralímpico e basquete.
- Participação de profissionais da saúde para discutir riscos associados à obesidade infantil e a importância da atividade física.
📍 Ver más noticias sobre Esportes