Manifestações contra projeto de lei da dosimetria mobilizam mais de 40 cidades no Brasil
Movimentos sociais e quadros de esquerda preparam atos em diversas cidades do país para este domingo (14), em protesto contra o projeto de lei da dosimetria, sob a bandeira de “Congresso inimigo do povo”. As manifestações foram convocadas após a aprovação, na madrugada de quarta-feira (10), pela Câmara dos Deputados, do projeto que prevê a redução de penas para o ex-presidente Jair Bolsonaro e demais detidos por participação nos eventos de 8 de janeiro de 2023.
O contexto atual recorda os protestos de 21 de setembro, desencadeados após a aprovação, de forma acelerada, da PEC da Blindagem, que estabelecia a abertura de investigações contra parlamentares somente com autorização do Legislativo.
Os organizadores esperam impedir a progressão do PL da Dosimetria no Senado, seguindo a estratégia adotada em setembro, quando, após as manifestações contra a PEC da Blindagem, a proposta foi arquivada pela Casa.
Está previsto que artistas como Chico César, Samba de Maria e Mistura Popular se apresentem durante os protestos, que terão início às 14h na avenida Paulista, em São Paulo. A mobilização envolve frentes como Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas ao PSOL e ao PT.
**O que sabemos até agora**
– Manifestações estão programadas em mais de 40 cidades do país.
– Projeto de lei da dosimetria é alvo de críticas e protestos da sociedade civil.
– Artistas como Chico César e Samba de Maria participarão dos atos.
📍 Ver más noticias sobre Política Nacional
