É #FAKE que vídeo mostra tropas dos EUA a caminho da América Latina para combater cartéis de drogas.
Uma publicação incorreta no WhatsApp traz imagens antigas de equipamentos militares, apresentando-os como sendo recentes. No áudio, menciona-se Irã, Rússia, China, Coreia do Norte, Estado Islâmico e Al-Qaeda, mas não há menção a países ou grupos criminosos da região. A pesquisa revelou que trechos do vídeo circulam na internet desde 2017, 2018 e 2023.
🛑 Como é a publicação falsa?
- A publicação começou a circular no WhatsApp após os EUA terem enviado tropas para a América Latina para enfrentar ameaças de cartéis de drogas.
- O conteúdo exibe imagens antigas de equipamentos militares, omitindo que não são recentes.
- O áudio menciona Irã, Rússia, China, Coreia do Norte, Estado Islâmico e Al-Qaeda, sem citar países ou grupos criminosos da região.
- Partes do áudio contêm a música “Superhero”, do DJ Metro Boomin.
⚠️ Por que isso é mentira?
- A pesquisa pela origem do áudio levou a um discurso do militar americano David G. Bellavia, sem menção à ida de tropas à América Latina ou ao combate a cartéis de drogas.
📌 Como foi ordem de Trump contra cartéis?
- Donald Trump ordenou que as tropas americanas mirassem grupos no México e na Venezuela, sem incluir o Brasil inicialmente.
- A presidente do México, Claudia Sheinbaum, negou operações militares dos EUA no país.
- A investida de Trump pode enfrentar barreiras legais, pois normalmente o Congresso dos EUA deve autorizar ações militares no exterior.
O que sabemos até agora
- Uma publicação no WhatsApp circula com informações incorretas, apresentando imagens antigas de equipamentos militares como sendo recentes.
- O áudio vinculado à publicação menciona Irã, Rússia, China, Coreia do Norte, Estado Islâmico e Al-Qaeda, mas sem referência a países ou grupos criminosos da América Latina.
- A pesquisa revelou que partes do vídeo estão na internet desde 2017, 2018 e 2023.
📍 Ver más noticias sobre Política Nacional