Legislativo Entenda: Alckmin sobre pacote de ajuda aos exportadores.

Data:

Lead: Durante visita a uma concessionária de automóveis em Brasília, Geraldo Alckmin foi questionado sobre denúncias envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e se isso poderia atrasar a votação das medidas de ajuda aos exportadores. Ele declarou não ter informações sobre o assunto.

Pacote de ajuda aos exportadores

O pacote de ajuda aos exportadores, anunciado recentemente, inclui medidas como linhas de crédito, prorrogação do prazo de pagamento de tributos e seguro às vendas externas, entre outras.

“Mas entendo que o Legislativo tem um papel importante a cumprir, que é dar resposta rápida. Fui constituinte. Por que criamos a Medida Provisória? Porque no Estado moderno as mudanças são rápidas. Nosso tempo é o tempo da mudança, e da velocidade da mudança. Você precisa agir rápido. Por isso, na Constituinte, estabelecemos o princípio da MP. O governo fez parte da legislação por Medida Provisória e parte por projeto de lei complementar. Tenho certeza que vai ser rapidamente analisada e votada pelo Congresso”, acrescentou Alckmin.

A maior parte das medidas está contida em Medida Provisória, já publicada pelo presidente Lula, e deve ser votada em até 120 dias pelo Congresso Nacional. No entanto, mesmo com a MP em vigor, algumas ações ainda aguardam regulamentação pelo Executivo para entrarem em vigor.

Uma dessas medidas foi encaminhada por meio de projeto de lei, necessitando aprovação do Congresso para sua efetivação. Trata-se do crédito tributário que as empresas poderão abater em impostos sobre vendas ao exterior, com impacto estimado em R$ 5 bilhões até o final de 2026, fora das metas fiscais.

O que sabemos até agora

  • Geraldo Alckmin foi questionado sobre denúncias envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, durante visita a uma concessionária de automóveis em Brasília e afirmou não ter informações sobre o assunto.
  • O pacote de ajuda aos exportadores inclui linhas de crédito, prorrogação do prazo de pagamento de tributos, seguro às vendas externas, entre outras medidas.
  • A maior parte das medidas está em Medida Provisória, já publicada pelo presidente Lula, e precisa ser votada em até 120 dias pelo Congresso Nacional.
  • Algumas ações aguardam regulamentação do Executivo para entrar em vigor, enquanto outra medida precisa ser aprovada pelo Congresso para vigorar, referente ao crédito tributário sobre vendas externas, estimado em R$ 5 bilhões até o final de 2026, fora das metas fiscais.

📍 Ver más noticias sobre Política Nacional

Fernanda Souza
Fernanda Souza
Repórter especializada em política urbana e cotidiano paulistano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

ASSINE

spot_imgspot_img

Popular

Veja mais
Notícias Relacionadas

Prioridades de Lula: Relações com países sul-americanos, disse a Noboa.

Lula defende ampliação do comércio com Equador em encontro...

Corintiano acusado de jogar cabeça de porco é condenado à prisão: Justiça.

Torcedor tem pena de um ano por jogar cabeça...

Toffoli aguarda PGR para decisão sobre investigações no INSS

Supremo envia investigações sobre fraudes no INSS para manifestação...

SP planeja contratação de PMs para escolas cívico-militares em setembro: Justiça autoriza.

Secretaria de Educação retomará cronograma de contratação de policiais...